terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quase...

São 11 da noite (hora italiana).As malas estão feitas (ou quase) os armários vazios (mais uma vez, quase.Ainda há uns restos de batatas fritas, azeite, óleo e esparguete), os bilhetes para amanhã prontos e claro, uma sensação mista.

Voltar a casa é sempre bom. Voltar para Lisboa, para a Tuna, para o bairro alto, etc.
Mas sair de Pisa... é triste. Não voltar a ver o Corso Italia tão cedo, ou a piazza Garibaldi, ou o Borgho Streto, ou a nossa rua, a nossa casa, o nosso fogão, os cães do vizinho, a velhota alcoólica da frente que de vez em quando tínhamos de ajudar a entrar em casa, o rio Arno, as Wafles, as fritadas, os Kebab, a comida da cantina (massa, massa, massa)... e claro, a torre.

Pensar que amanhã, depois de passar por Londres, vamos estar em casa é estranho. Tambem será estranho quinta-feira andar em Lisboa a ver casas, talvez ir ao ensaio da TAISCTE, ver a estação de entrecampos, ver a antiga residência (actual ainda para a Joana), o Campo Grande, etc.

E pensar que daqui a nada, depois do Carnaval, tudo volta a ser como antes, à excepção claro da experiência que levamos daqui, dos amigos que ficam, dos cheiros e sabores de que nos vamos lembrar durante muito tempo.

E pronto, sem mais lamechices dou por encerrada a aventura.Provavelmente ainda faço mais uns posts com as fotos das últimas viagens (fomos à basilica de San Piero a Grado, a Cinque Terre e mais umas voltinhas).

Por isso, para já fica só e apenas um vídeo com algumas fotos da primeira parte deste Erasmus (até Dezembro).

Beijos e Abraços,
Vasco e Joana

sábado, 31 de janeiro de 2009

AH! o blog...

Com tanto estudo (:p lol) quase que me ia esquecendo de actualizar o blog.

Então é assim, chegámos dia 5 de Janeiro, há quase um mês atrás! Nessa semana não houve exames, só na semana a seguir.

Eu tive 2 e a Joana outros dois. Eu tive um 25 e um 27 (em 30). E a Joana um 25 e um 29! Pelo que tem estado a correr tudo bem. Agora vem aí um ciclo infernal de 4 ou 5 exames para cada um numa só semana (não esta já agora, é a outra depois disso).

Ainda não fomos a lado nenhum de especial, tirando um parquezinho brutal cheio de espaços verdes e todo bem arranjadinho que fica dentro das muralhas de uma pequena fortaleza à saida do centro de Pisa.

Entretanto,q já só queremos é voltar para Portugal, o que acontecerá dia 18!
Já agora, a imagem é um prova física que realmente o nosso prédio é muito muito antigo! 1484!
E pronto, vão dando novidades que nós também!
Beijos e Abraços,
Vasco
P.S.: não deixem de visitar: http://lisboaeterna.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Curso Italiano

Esqueci-me de referir no post anterior que já sairam as notas do curso de Italiano.

A escala é: ottimo, distinto, buono, sufficiente, non idoneo.

A Joana tirou Ottimo e eu tirei Distinto... Yes!

Pelo menos um exame já está :p

Vasco

De regresso... temporário :)

YEah!

Estamos de regresso a Portugal para o Natal e ano Novo. Chegámos hoje, sexta-feira, às 9 da manhã ao Porto. Voo da Ryanair, correu muito bem, viemos todos juntos, os 10 Erasmus de Pisa que voltaram hoje, pelo que a viagem fez-se bem.

As prendas chegaram inteiras, eu é que por puco não, já que enjoiei imenso do Porto para Castelo Branco, ainda estou por descobrir o que se passou. Mas pronto, de resto não houve problemas.

Agora vai ser aproveitar o Natalpara estar com a família toda, o Ano Novo para estar com os amigos e pronto, Dia 5 voltamos para Pisa...

Nesse dia escrevo como correu a viagem.

Até lá, bom Natal e bom ano novo...

Arrivederci,

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ah e tal... Natal

Ontem houve jantar de natal na Mensa (a cantina), onde nós portugueses coimparecemos todos em grupo, ah pois claro.

De seguida fomos para casa da Filipa, do Hugo, do Zé e da Inês (que já regressou an Portugal) e dos nossos amigos espanhóis, para uma noite de festa. Ficam as fotos:

sábado, 13 de dezembro de 2008

Bolonha e Génova

Olá!

Quase uma semana cá vai update. Sábado e Domingo passados, (6 e 7), fomos a Bolonha e a Génova, respectivamente. São cidades mais industriais, com menos coisas antigas e tal, mas ainda assim bastante interessantes.

Bolonha:
Mais uma vez, comboio. Desta vez com transbordo em Firenze, ond aproveitámos para comprar o postal que da última vez que lá estivemos nos esquecemos. Total de viagem foi cerca de 3 horas. Pelo caminho vimos paisagens espectaculares, e muito muito nevoeiro.

Em Bolonha vimos as torres, uma delas está torta (é defeito dos italianos), a Universadade, muito famosa, vimos um parque fantástico, onde estavam pombos, patos, esquilos e cães e onde nos divertmos muito. A cidade em si é realmente fantástica, já que é mito bonita em termos de edíficios e ruas e arcadas. Muitas coisinhas de Natal, muitas flores e comércio de tradicional. De referir que em Bolonha deve ser dificil apanhar chuva porque em practicamente todas as ruas há pelo menos um lado do passeio que é coberto por arcadas. Já frio foi fácil. Foi horrível, não estávamos à espera.

Ficam as fotos de Bolonha:

Génova: Primeiro, o comboio. Escolhemos ir de ICplus, porque não era muito caro, era directo e demorava apenas 2 horas. Infelizmente a linha entre Pisa Centrale e Pisa San Rossore estava em obras no Domingo pelo que nos levaram de autocarro para Viarregio, que fica a 20 minutos de Pisa, mas demoámos 40 ou 50 porque o motorista não sabia bem o caminho. No autocarro deu para ver que apesar de não haver neve em Pisa, há no Monte Pisano.
No comboio lá demorámos o tempo certo mas com a confusãoacabámos por demorar um total de 3 horas. Para cá foi igual. Mais uma vez, belas pisagens. E o mar, como é bom ver o mar!

Em Génova, vimos o Palácio Real, e mais uns poucos de palácios, não vou enumerar aqui todos porque já não me lembro completamente de todos. Vimos as praças, os prédios muito bonitos mas completamente amontoados uns em cima dos outros, ruas bonitas (mas desertas quase), a casa do Colombo, as ruínas das portas da cidade e... uma pista de gelo. E claro, lá fomos nós. Ao ínicio foi difícil mas depois ate apanhámos o jeito. Foram quase 2 horas bem engraçadas. E para finalizar vimos o Aquário de Génova, que é um ds maiores da Eurpa. Tem um tanque onde se pode mexer nos peixes e na água (e mais otro aparantemente também mas eles puseram lá raias elécticas e pedem para não lhes tocarmos, ou seja... muito estranho). Foi divertido e bonito, mas um pouco caro (16€ por pessoa). Mesmo com um filme 3D sobre tubarões, a verdade é que podia ter sido melhor.
Quanto ao tempo... Não esteve tão mal como esperávamos, pois estáva mais quente do que em Bolonha.

Ficam as fotos:

E pronto, por hoje é tudo. Este fim-de-semana era para irmos a Milão mas adiámos para terça-feira ou Quarta devido ao mau tempo e para assim podermos acabar de comprar as prendinhas de natal este fim-de-semana.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os nossos luxos...

Quarta-feira. Não há muito a dizer. Não se faz grande coisa durante a semana, as temperaturas estao sempre a rondar os 0 graus por isso sair não é grande ideia! Aos fins-de-semana é que as coisas melhoram um bocadinho :)

Bem, isto só para dizer que por aqui a Joana está deliciada com o café Italiano, seja Expresso, lungho, capuccino, etc. E eu estou rendido à Cioccolata... e então com natas, ui ui! Este é o nosso luxo mais habitual (e único, além das viagens).

Mesmo assim, com tudo o que há de bom por aqui, as saudades apertam cada vez mais! Dia 19 está quase :p

Vasco

P.S.: Aqui chove, chove, chove, às vezes dias seguidos, outras vezes vai e volta, mas todos os dias chove nem que seja um bocadinho. De há uns dias para cá tem sido granizo também. Neve nada :(
E trovoadas? Sempre. Dias e dias inteiros. A casa treme toda, a água entra pelas janelas, o barulho é incrível, mas até sabe bem...

domingo, 30 de novembro de 2008

Jantar Tuga!

Sexta-feira houve festa cá em casa! (Sim mãe, outra vez).

Desta vez nao foi fiesta, porque foi só para Portugueses (e para o Dani, que é espanhol, mas que estava infiltrado :p)

Primeiro foi preciso sair da aula de Italiano e ir ao PAM (supermercado barato) fazer as compras. Depois foi preciso carregar com sacos e sacos de compras até casa. Depois de chegarmos o ideal era termos logo começado a cozinhar, mas o cansaço era muito...

Jantar marcado para as 20e30 e às 20 estávamos nós a começar a cozinhar. E o menú foi... Frango à moda do Pedro (Franfo, cerveja, natas, sopa de cogumelos e etc) e Esparguete feito pelo Vasco durante muito tempo.

Isto porque não tínhamos muitas panelas ou tachos, foi preciso lavar alguns daqueles um bocado sujos que já cá estávam na casa antes de chegarmos, mas não houve problema.

Mesmo assim, foi preciso fazer a massa em 4 ou 5 vezes. Mas ficou bem. Quanto ao frango... não é fácil fazer 36 pernas de frango, mas ficou espetacular.

Entretanto foi necessário fazer nova dose (ou novo balde) de Sangria, que também teve alguma saída (ok, muita)

E assim coninuou um belo jantar com muita conversa e claro... limão/meio-limão (aquele jogo em que se bebe quando se erra e tal) para acabar a noite.

Foi uma noite engraçada, espero que todos tenham gostado tanto como os 4 anfitriões gostaram.

Vasco

P.s.: Se alguém estiver a ler isto confortavelmente no e-mail... isto é um blog, que alguns têm o prazer de receber por e-mail, infelizmente só dá para alguns (regras do blogger)

P.p.s.: Hoje estávamos para ir a Génova, mas o sono e o cansaço falaram mais alto :p Próximos fins-de-semana vão no entanto ser em cheio, porque ainda temos muitos sítios para ir.