quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ROMA!

Este fim-de-semana fomos a Roma!

Saímos de Pisa Centrale às 05 horas e 45 minutos... exactamente, de madrugada! O comboio estava practicamente vazio. Aos poucos e pucos foi entrando gente, principalmente a partir das 08 e 30, na zona de Grosseto, a meio caminho entre Pisa e Roma, sendo que quando chegámos à estação Roma Termini, com alguns minutos de atraso, o comboio estava completamente lotado.

Não tínhamos reserva em nenhum hotel, fomos naquela da sorte, mas foi logo à segunda que encontrámos um Hotel de duas estrelas (**) mesmo no meio de Roma, por cerca de 50 euros. Ficámos logo por alí.

Depois de um descanso de 10 minutos fomos ver o Coliseu e algumas das muitas rúinas que existem por Roma. Foi como voltar ao livro de História do 10º ano :p

Entre praças e igrejas que fomos descobrindo ao longo do caminho, vimos mais rúinas e fomos parar ao monumento ao "bolo da noiva", é assim que muitos chamam ao Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou Altare Della Patria. Muio bonito e majestoso, ínclui uma estátua de bronze de Vittorio Emanuele II em cima de um cavalo que tem as medidas íncriveis de 12 metros de altura por 10 metros de comprimento!

Depois de Almoçar no McDonalds, como ssmpre, fomos ao Panteão e à Piazza Navona. Aqui vimos a famosa fonte com a personificação dos 4 rios, Nilo, Ganges, Danúbio e Rio de La Plata, os grandes rios que atravessam os 4 continentes na altura conhecidos. Ainda aqui assistimos a um espetáculo muito engraçado de um Mágico/palhaço de rua.

Mais umas igrejas e ainda a Fonte Trevi e a Praça das 4 fontes, com uma fonte em cada esquina, cada uma com um Deus ou uma Deusa Romana.

Depois de jantar foi chegar e dormir, o cansaço era mesmo muito (até porque eu não consegui dormir no comboio). Dia seguinte, muito muito frio, mas continuou céu limpo, o que foi muito positivo.

Dia seguinte, Domingo, fomos ao Vaticano. Vimos a Praça e a Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano estava fechado pelo que vamos voltar um dia só mesmo para isso e talvez para ver alguns monumentos que ficaram por ver. E como não podia deixar de ser... vimos o PAPA!

Depois foi andar para o Castelo de Sant'Angelo, seguimos para a Praça de Espanha, local onde a minhã Irmã iria desmaiar :p pois é onde estão lojas como a Gucci, Prada, Louis Vitton, Dolce & Gabana, Dior, Yves San Laurent, Chane, Armani, etc etc.

E ainda fomos à Piazza del Popolo, onde encontrámos um miradouro fantástico, qe acabou por ser um final perfeito para um grande fim-de-semana!

E pronto, voltámos ao final da tarde e 4 horas depois chegámos a Pisa. Ao chegar nada melhor do que uns chouriços portugueses e umas morcelas com pão e vinho. Isto porque esteve cá o irmão de Pedro e mais dois amigos e então foi uma boa forma de convívio.

E assim foi.
Caio a tutti,

Vasco

P.S.: Não deu para colocar muitas fotos porque a net anda lenta. Fica um aperitivo :p Quando voltármos mostramos o resto :)