sábado, 25 de outubro de 2008

Livorno!

Buonasera!

Hoje fomos até Livorno, cidade da província de Pisa, fica apenas a 15 minutos de comboio. Diga-se desde já que é a cidade que mais odeia Pisa e que mais odiada é por Pisa. O que não falta por cá é graffitis com "Livorno me**a" e em livrono vice-versa.
Rivalidades bairristas à parte, fomos ver o que tem Livorno.
Pois bem, Livorno é uma cidade muito mais nova que todas as outras à volta. Foi construída por volta do séc XVI, destacando-se a arquitectura da estratutura citadina, que muitos consideram o modelo de cidade perfeita e que foi planeada por Bernardo Buontalenti (com um nomes destes não podia falhar). Foi feita numa cidade isenta de impostos pelos Medici e por isso mesmo cresceu bastante, só declinando a partir da unificação da Itália no séc. XIX.

Por isso mesmo é uma cidade com bastante população (150 000 habitantes), mas no entanto não tem tantos monumentos históricos e turismo cultural como Pisa, Lucca ou Florença, que são outras das cidades da Toscana.

Visitámos a Fortaleza, que infelizmente parece deixada ao abandono, ao contrário do canal que a envolve que estava cheio de barquinhos, alguns de luxo. Lá dentro encontramos muita relva, árvores e gatos, muitos gatos, alguns medrosos mas 2 deles que gostaram muito de nós. Depois continuámos pela principal avenida de Livorno até ao porto, que foi outrra um dos mais importantes do Mediterrâneo. Por aí estava uma estátua que ilustra Fernando I dos Medici em grande pose em cima de quatro piratas acorrentados, metáfora para a vitória dos Medici sobre os piratas.

O porto é muito grande e com tal dificil de ver, mas além de cargueiros também tem uns iates luxuosos claro.

Entretanto já tinhamos passado na piazza Grande, onde gastámos 9 euros num café com natas e um gelado, foi o nosso momento de luxo :p

E pronto, não tem muito para ver mas valeu a pena. Devíamos ter levado as icicletas que tinha sido mais fácil, dado que apesar de ter chovido bastante nos últimos dias, hoje estava um calor abrasador.

Depois de chegarmos a Pisa, a caminho de casa, ainda encontrámos outra manifestação de pais e alunos do ensino básico contra a famosa lei 133. Isto na praça Garibaldi onde muitos estudantes se encontram à noite, tal como nós por vezes (embora não tanto como gostássemos, malditas aulas as 9 :p)

Amanhã talvez haja visita a Siena com mais portugueses, mas ainda não está confirmado.


Ciao,

Vasco

P.s.: Aqui fica o slide com as fotos do dia de hoje, com o extra de virem fotos das nossas bicicletas citadinas :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Só conheço um "felino" com mais
pinta que esse!!!!

Um abraço pescador falhado